Este ano lancei um livro com o tema da minha monografia da graduação na FDSBC.
Meu orientador foi o professor Carlos Eduardo Batalha da Silva e Costa. Apresentei o TCC em 2013 e, a ele, foi atribuída a nota máxima.
Participaram da banca a professora Ariani Bueno Sudatti e o professor Roberto Ferreira Archanjo da Silva.
O texto foi minimamente alterado para o lançamento do livro.
Caso tenha interesse, ficarei muito feliz em poder contar com a sua leitura!
Comecei o trabalho com a ideia de mostrar que a Filosofia Jurídica era uma disciplina importante, assim como as matérias de Direito Civil, Penal, Trabalhista etc. (disciplinas dogmáticas). No decorrer do trabalho, acabei mudando o rumo do meu pensamento. Isso foi muito interessante, pois pareceu que a pesquisa tomou vida própria e me levou para um caminho que eu imaginava estar construindo, mas que, aparentemente, já existia. Acabei conhecendo os textos do filósofo alemão Theodor Viehweg. A obra dele está toda em alemão e a única tradução era em espanhol. Mesmo não sendo muito boa no idioma, li toda a edição espanhola do livro “Tópica y filosofia del derecho“. É um livro muito difícil de encontrar. Não tem na internet para comprar e, quando se encontra uma edição antiga dele (usada), é muito cara. Só consegui ler porque encontrei um exemplar (uma edição de 1997) na Biblioteca da USP (da FFLCH). Como era um livro raro, eu não podia pegar emprestado, somente se fosse aluna da USP. Então, contei com a ajuda de um amigo meu que estava se graduando em filosofia lá.
Além deste, foram muitos outros desafios que tive que enfrentar para estudar, desenvolver a pesquisa e escrever a obra.
Em minha vida familiar, eu passava por um momento bem difícil. Meu orientador também estava passando por problemas pessoais e teve que se afastar da faculdade durante um ano. Mesmo assim, ele me orientava por e-mail diligentemente. Sou muito grata a ele. Esse contexto acabou acarretando num atraso da minha colação de grau, pois me formei em dez/2012, mas só apresentei o TCC em março/2013. Fora isso, ainda passava por alguns problemas financeiros que me sufocavam impulsionando para finalizar logo a graduação, apresentando a monografia e, finalmente, realizando a colação de grau (para, somente aí, parar de pagar as mensalidades da faculdade).
Enfim, resumidamente, tudo isso faz com que este livro tenha, para mim, um valor bastante especial de esforço e conquista.
Se eu conseguir te fazer entender por que esse tema é tão relevante pra mim (tanto que suportei várias adversidades para escrevê-lo da melhor forma e com a melhor qualidade que pude), significará que meu esforço valeu a pena e que consegui “converter” mais pessoas do time de “operadores do direito” para o time dos “juristas” (e mais alunos entusiastas da dogmática para o lado da zetética… ou, pelo menos, da “zetética + dogmática”).
Alguns links para compra do livro:
Mercado Livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2782349354-dialogo-entre-dogmatica-e-zetetica-juridicas-renata-valera-_JM
Livraria Martins Fontes: https://www.martinsfontespaulista.com.br/o-dialogo-entre-dogmatica-e-zetetica-juridicas-no-desenvolvimento-do-discurso-juridico-cientifico-996272/p
Descubra mais sobre Renata Valera
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


